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Sim N�o Obrigado pela participa��o. N�s usaremos esta informa��o para trazer mais novidades e voc�! Por Emanuelle Ribeiro � Rio de Janeiro 09/06,2023 12h00 Atualizado 9 / junho ou 20 23 Em 19o lugar - com seis pontosesportebet apostanove jogos � o Vasco vem da quatro derrotas seguida a no Brasileir�o 2014, isso que aumentou as cobran�aS sobre A SAF Ea 777 Partnerns�. Torcedores protestaram contra essa empresa nos �ltimos diase pedem mudan�as do futebol
campanha ruim no Campeonato Brasileiro, o Vasco tamb�m amargou uma elimina��o para do ABC na segunda fase da Copa e Brasil este ano. O clube investiu mais de R$ 110 milh�esesportebet apostarefor�os nesta primeira janela -e a empresa americana confia com essa recupera��o Na sequ�ncia! Leia ainda:+ Organizadas cobram jogadores ou dirigentes dentro dos CT + Entenda por ques 777 n�o pensa Em Demiss�es imediataS Almirante �776 Acertam vendade 70%da SAF � torcida vasca�na), No entanto; espera Mais (quer novo investimento nas segundo
janela de transfer�ncias para que o Vasco n�o passe O campeonato todo brigando contra um rebaixamento. Desde a conclus�o da compra pela SAF,esportebet aposta2 e setembrode 2023 - A campanha do time sob os comando na 777 � esta seguinte: 14 vit�rias8 empatem13 derrotasAcesso � S�rie B no Brasileir�oElimina��o nesta segunda faseda Copa Do BrasilEsl���o nas semifinal pelo Carioca + Andrey se reapresenta; mas vira d�vida at�a sequ�ncia Josh Wander com s�cio-fundadorna 678 PartnerS (em visita ao Flamengo �
): Thiago
Ribeiro/AGIF Al�m do Vasco, o fundo norte-americano tem participa��o majorit�riaesportebet apostaoutros seis clubes pelo mundo e est� perto de fechar tamb�m a comprado Everton. da Inglaterra! O ge fez um uma levantamento dessas equipes: coma campanha das cada duas sob os comandos 777 : Genoas Josh Wander � s�cio�fundador na776 PartnerS (com A bandeira noGenOra �
": Getty imgs{ Vendida � 678 ao fimde 2023), que equipe italiana foi rebaixada num ano seguinte depois De terminar seu campeonato nacional Em 19� lugar
conseguiu reagir, foi vice-campe� e voltar� � S�rie A na pr�xima temporada. O Genoa fez 73 pontosesportebet aposta38 partidas - com 21 vit�riass 11 empate ae seis derrotas da Segunda Divis�o de It�lia). Marcou 53 gols que sofreu 28! Na Coppa Italia 2012, o clube pela 777 ficou nas oitavasde final: Depois ap�s vencer Benevento E SPAL pelas duas primeiras fases), doGenOA acabou eliminado por Roma � n�o avan�ou �s quartas
Berlin Hertha Berlim foi rebaixado na Bundesliga �
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e sofreu 69. Campanha desde que foi comprado pela 777: An�ncio do acordo : 11/03 /202311 jogos2 vit�rias3 empates 6 derrotas Red Star O clube disputa o Championnat National, com equivale � Terceira Divis�o no futebol franc�s!ORedStar � por pouco - n�o foram promovido �s Ligue 2 (Segunda divis�o) na temporada 20-23/2 23). Um time terminou a competi��oesportebet apostaterceiro lugar; mas s� os dois primeiros " Concarneau ou Dunkerque" subiram?
campeonato. Marcou 51 gols e sofreu 30! Criadoesportebet aposta1897 por Jules Rimet, inventor da Copa do Mundo), o clube foi adquirido pela 777 no ano passado: O �ltimo t�tulo � de 2023/18 - quando venceu a Championnat National). Por�ms No dia seguinte que os Red Star n�o se firmou na Ligue 2 E foram novamente rebaixado�. Desde ent�o tamb�m disputaa Terceira Divis�o". Campanha desde j� era comprado � 678 : An�ncio dos acordo? 11 /05 202335 jogos17 vit�rias10 empatem 8 derrotas Standard li�ge Torcedores pelo Sli�ges
primeira divis�o da B�lgica, clube comprado pela 777 Partners �
: Dan Istitene/Getty imgs{ Adquirido na 676 no primeiro semestre de 2023. o clubes belga terminou a Liga Pro - Primeira Divis�o e Bruxelas ),esportebet apostasexto lugar Na classifica��o geral! A campanha deu chance ao Standard Li�ge se disputar uma vaga �Liga Confer�ncia Europa 2023, mas as equipe n�o foi classificou; + Leia mais not�cias do Vasco O Botafogoli�ger fez 55 pontos com 34 jogos �com 16 vit�rias
58 gols e sofreu 45. Na Ta�a da B�lgica, o time caiu nas oitavas de final depois que perder por 4 a 0 para do Royal Antwer�. Campanha desde quando foi comprado pela 777: An�ncio no acordo : 11/03 /202346 jogos18 vit�rias9 empates19 derrotas Melbourne Victory Don Dransfield), CEO na (778 Football Group; � Anthony Di Pietro com presidentedo Sydney VitorY �
":Divulga��o-MelbourneVictorya O clube fez mal nessa temporada 20-23/2 23 E terminoua B League 2012, principal campeonato australiano
Melbourne Victory � que a competi��o n�o tem rebaixamento. Os seis primeiros colocados disputam as fase final, e o torneio garante vaga na forma de grupos ou Na etapa preliminar da Liga dos Campe�es das �sia
torneioesportebet apostaagosto. Campanha desde que foi comprado pela 777: An�ncio do acordo : 04/10/2226 jogos8 vit�rias4 empates14 derrotas Ou�a o podcast ge Vasco 1� Assista, tudo sobre O Flamengo no Ge e na Globo ou No reesportv Veja tamb�m Lateral-direito estava emprestado ao clube carioca at� a fim deste m�s Zagueiro da base fala Sobre rela��o com ex -goleiro Julio Cesar � se prepara para disputaresportebet apostasegunda Copinha": "Dou meu melhor todos os dias" Em enquetedo ga de vasca�nom votaramem gol marcado pelo lateral� direito De
clima natalino, ge recorda refor�os contratados nos �ltimos 10 anos Grandes nomes do futebol brasileiro. seja dentro ou fora de campo e nasceram no dia o Natal E presentearam torcida ade todo O Brasil com t�tulose feitos marcantem ao longo dos ano Jovem perdeu irm�o mais velho na inf�ncia - pouco antes De deixar Manaus para iniciar carreira pela base pelo Vasco: "Vou conquistar muitas coisas pra ele", porque Ele faz parte disso" Punta dl Este pode ser um destino da clubeesportebet apostajaneiro se 2024 Volante pertenceao
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Blaise Pascal
A Aposta de Pascal � uma proposta argumentativa de filosofia apolog�tica criada pelo fil�sofo, matem�tico e f�sico franc�s do s�culo XVII Blaise Pascal.
Ela postula que h� mais a ser ganho pela suposi��o da exist�ncia de Deus do que pela n�o exist�ncia de Deus, que uma pessoa racional deveria viver aesportebet apostavida de acordo com a perspectiva de que Deus existe, mesmo que seja imposs�vel para a raz�o nos afirmar tal.
Pascal formula esta aposta de um ponto de vista crist�o, e foi publicado na se��o 233 do seu livro p�stumo Pens�es (Pensamentos).
Historicamente, foi um trabalho pioneiro no campo da teoria das probabilidades, marcou o primeiro uso formal da teoria da decis�o, e antecipou filosofias futuras como o existencialismo, pragmatismo e voluntarismo.[1]
Este argumento tem o formato que se segue:[2]
se acreditaresportebet apostaDeus e estiver certo, terei um ganho infinito;
se acreditaresportebet apostaDeus e estiver errado, terei uma perda finita;
se n�o acreditaresportebet apostaDeus e estiver certo, terei um ganho finito;
se n�o acreditaresportebet apostaDeus e estiver errado, terei uma perda infinita.
Incapacidade de acreditar [ editar | editar c�digo-fonte ]
Pascal referenciou a dificuldade que temosesportebet apostadiferenciar a raz�o e o processo de "racionalidade", pondoesportebet apostacontraste com a a��o de genuinamente acreditaresportebet apostaalgo, propondo que: " atuar como se [algu�m) acreditasse" pode "curar (algu�m) de n�o acreditar".
Mas ao menos reconhe�aesportebet apostaincapacidade de acreditar, j� que a raz�o te trouxe a isto, e voc� n�o consegue acreditar.
Esforce-se para convencer a si mesmo, n�o atrav�s de mais provas de Deus, mas pela redu��o de suas paix�es.
Voc� gostaria de ter f�, mas n�o sabe o caminho; voc� quer se curar da descren�a, e pede um rem�dio para isto.
Aprenda com aqueles que estiveram presos como voc�, e que agora apostam todas as suas posses.
Existem pessoas que sabem o caminho que voc� vai seguir, e que se curaram de todas as doen�as que voc� ainda ser� curado.
Siga o caminho atrav�s do qual come�amos; agindo como se acreditasse, recebendo a �gua benta, assistindo missas, etc.
At� mesmo isto vai te fazer acreditar naturalmente, e acabar comesportebet apostaresist�ncia.
[ 2 ] Tradu��o por Rafael S.T.
Vieira Pens�es Sec�o III nota 233, p�gina 40,Tradu��o por Rafael S.T.Vieira
Pascal prop�e que se siga um caminho que ele pr�prio j� teria passado, e que � poss�vel se ter aut�ntica f� com o exerc�cio da mesma.
An�lise atrav�s da teoria da decis�o [ editar | editar c�digo-fonte ]
As possibilidades definidas pela aposta de Pascal podem ser pensadas como uma escolhaesportebet apostaindecis�o com os valores da matriz de decis�o seguinte:
Deus existe (G) Deus n�o existe (�G) Acreditar (B) +8 (ganho infinito) -1 (perda finita - 1 vida) N�o acreditar (�B) -8 (perda infinita) +1 (ganho finito - 1 vida)
Assumindo estes valores, a op��o de viver como se Deus existisse (B) supera a op��o de viver como se Deus n�o existisse (�B),desde que se assuma a possibilidade da exist�ncia de Deus.
Noutras palavras, o valor esperado de se escolher B � maior ou igual �quele de escolher �B.
A perspectiva do ganho infinito � suficiente para Pascal fazer seu ponto, como ele afirma:...
Mas existe aqui uma infinidadeesportebet apostauma vida infinitamente feliz a se ganhar, uma chance de ganho contra um n�mero finito de chances de perda, e aquilo que voc� aposta � finito.
Tudo � dividido; aonde quer que esteja o infinito, n�o existe um n�mero infinito de chances de perda contra a chance de ganho, n�o h� tempo para hesitar, voc� deve apostar tudo.
[ 2 ] Tradu��o por Rafael S.T.
Vieira Pens�es Sec�o III nota 233, p�gina 39,Tradu��o por Rafael S.T.Vieira
De fato, de acordo com teoria da decis�o, o �nico valor que importa na matriz acima � o +8 (infinito n�o negativo).
Qualquer matriz do seguinte tipo (em que f 1 , f 2 , and f 3 s�o todos n�meros finitos positivos ou negativos) resultamesportebet aposta(B) ser a �nica escolha racional.
[1] Jeff Jordan argumenta que a aposta tamb�m pode ser reescrita como uma tabela de decis�o sem considerar os valores infinitos,[3] e segundo Edward McClenen existem, na verdade, 4 vers�es diferentes para o argumentoesportebet apostaPens�es.[3]
Deus existe (G) Deus n�o existe (�G) Cren�a (B) +8 f 1 Descren�a (�B) f 2 f 3
As cr�ticas � teoria de Pascal foram constantes desde aesportebet apostaprimeira publica��o.
Vieram de todos os cantos religiosos, aos ate�stas que questionavam os "benef�cios" de uma divindade que estaria para al�m dos limites da raz�o, e dos religiosos ortodoxos que tomaram desgosto � linguagem de�stica e agn�stica da aposta.
� criticada por n�o provar a exist�ncia de Deus, encorajar a acreditarmos falsamente, e escala o problema de qual Deus seria mais favor�vel venerar.
Argumento do Apelo ao Medo [ editar | editar c�digo-fonte ]
Alguns documentos na internet argumentam que � uma fal�cia do tipo Argumentum ad metum (ou Argumento pelo/do medo), uma vez que ela afirma que ao n�o se acreditar no Deus crist�o, a perda infinita implicaria ser severamente punido ap�s a morte.
[4] Embora , o argumento � sem fundamento, pois Pascal prev� que a decis�o pela cren�aesportebet apostaDeus seja uma escolha baseadaesportebet apostachances e n�o motivada pelo medo.
O argumento de Pascal n�o tem como objetivo provar que Deus existe ou n�o, mas convencer o descrente que � uma escolha razo�vel apostar naesportebet apostaexist�ncia.
De fato, o uso do argumento do Apelo ao Medo por cr�ticos apenas refor�a a aposta de Pascal, j� que este afirmaesportebet apostaPens�es:
Os homens desprezam a religi�o; eles a odeiam, e temem que ela seja verdade.
Para remediar isto, n�s devemos come�ar por mostrar que a religi�o � contr�ria a raz�o; que � vener�vel, para inspirar respeito a ela; ent�o devemos torn�-la am�vel, para fazer com que bons homens esperem que seja verdade.
Finalmente, devemos provar que � verdade.
[ 2 ] Tradu��o por Rafael S.T.
Vieira Pens�es Sec�o III nota 187 p�gina 31,Tradu��o por Rafael S.T.Vieira
Segundo Jeff Jordan[5] todo o argumento de Pascal se estrutura na forma de uma aposta, uma decis�o tomadaesportebet apostaum momento de indecis�o.
Ainda segundo ele, Pascal assumia que uma pessoa, apenas pela virtude de estar neste mundo, est�esportebet apostauma situa��o de aposta, e esta aposta envolveesportebet apostavida sobre a exist�ncia ou n�o de Deusesportebet apostaum mundoesportebet apostaque Deus pode existir ou n�o.
Argumento do Custo [ editar | editar c�digo-fonte ]
Outro argumento contra o argumento de Pascal, � do Custo.
A aposta tentaria nos levar a acreditaresportebet apostaDeus, com o pressuposto que isto � muito vantajoso voc� estando certo e insignificante se estiver errado.
E o pre�o a pagar por crer n�o � insignificante, pois a pessoa pode precisar seguir l�deres religiosos, seguir dogmas e tradi��es, e contribuir financeiramente para manter a religi�o.
E mesmo que uma pessoa n�o tenha religi�o, mas mantenha f� na exist�ncia de algum deus, esta f� poder� ter consequ�ncias.
Pode ser citado como exemplo o caso de Steve Jobs, que era zen-budista e acreditava na ideia do pensamento m�gico, e por isso, segundo seu bi�grafo,[6] tomou uma decis�o erradaesportebet apostarela��o ao tratamento do seu c�ncer que levou aesportebet apostamorte.
[7] (contudo, existe quem afirme que muitos boatos foram criados sobreesportebet apostamorte, e que ele recebia tratamento paraesportebet apostadoen�a[8]).
Outro exemplo , � da filha do ex-jogador de futebol ,Pel�, chamada Sandra Regina Machado, que se negou a receber tratamento m�dico, para seu c�ncer, pois tinha f� queesportebet apostacura seria milagrosa.
Seu m�dico afirmou queesportebet apostacura era garantida se ela mantivesse o tratamento, masesportebet apostaescolha por uma cura pel f� a levou a �bito.
[9] Bob Marley deixou de amputar seu dedo do p� com c�ncer devido aesportebet apostareligi�o, Rastafari, pois acreditava que o corpo � um templo que ningu�m pode modificar.
O c�ncer se espalhou e o levou a morte.[2]
O custo, contudo, de viver-se acreditandoesportebet apostaDeus n�o � considerado na aposta, pois o objeto de aposta � aesportebet apostavida.
Quando Pascal falaesportebet apostacusto zero emesportebet apostaaposta, ele se refere ao custo referente a felicidade (entre outros custos espec�ficos que ele cita e lida) na nota 233: "E quanto aesportebet apostafelicidade? Vamos pesar o ganho e perdaesportebet apostaapostar que Deus existe.
Vamos estimar essas possibilidades.
Se voc� ganhar, voc� ganha tudo; se perder, voc� n�o perde nada" E ao final de seu discurso na nota 233 ainda afirma:
-Agora, que danos podem cair sobre voc� ao escolher seu lado?...
eu argumentaria que voc� ir� ganhar nesta vida, e que cada passo nesta estrada, voc� ter� cada vez mais certeza do ganho, e muito mais ainda do vazio do que voc� aposta, que voc� ir� ao menos reconhecer que voc� apostou por algo certo e infinito, pelo qual voc� n�o precisou entregar nada.
Pens�es Se��o III nota 233, p�gina 40, Tradu��o por Rafael S.T.Vieira
O erro de Pascal neste argumento, � que n�o existe nenhum vest�gio de que a intensidade da felicidade seja menor entre os que n�o acreditam na exist�ncia de Deus.
Pode-se perceber que emesportebet apostaaposta, sup�e-se que o ganho infinito de apostaresportebet apostaDeus supera qualquer custo que possa existiresportebet apostavida.
Pascal ainda argumenta que quanto mais se dedica creresportebet apostaDeus, menos se enxerga valor nos objetos do mundo, que s�o passageiros e portanto o custo se torna insignificante.
Argumento dos V�rios Deuses [ editar | editar c�digo-fonte ]
Um dos argumentos usados contra Pascal � a obje��o dos V�rios Deuses, e implica que o argumento de Pascal usa da falsa dicotomia, quando reconhece a exist�ncia de apenas duas op��es, acreditar ou n�o no deus crist�o - ignorando, por�m, que existem milhares de outros sistemas de cren�as a serem considerados como existentes ou n�o.
A cren�a no deus errado, de acordo com as religi�es religi�es do tipo monote�stas do Oriente M�dio (Isl�, Cristianismo, Juda�smo), � punida da pior maneira poss�vel, segundo as escrituras religiosas destas mesmas cren�as.
Outro fato que se considera, � a exist�ncia de "deuses n�o-documentados" com propriedades bem diferentes do que as estipuladas pelas Escrituras, tamb�m: onipresen�a, onisci�ncia, onipot�ncia, benevol�ncia etc.
Portanto, as chances de acertar, acreditando no Deus judaico-crist�o como sendo o verdadeiro, s�o muito menores do que o estipulado por Blaise Pascal, que � de 50%.
Se devidamente calculado a probabilidade fica pr�ximo a 0%.
Em seu Pens�e 226,[10] Pascal n�o se aprofundou no assunto, dizendo que aqueles que argumentam sobre este ponto s�o c�ticos que se recusam a buscar a verdade e se contentamesportebet apostaficar de olhos fechados.
Jeff Jordan vai al�m, defendendo que n�o h� como formular a obje��o dos V�rios Deuses de forma a realmente refutar o argumento de Pascal.
[11] Robert Peterson argumenta que esta obje��o quando colocada no contexto da Aposta de Pascal se torna vazia, pois considera apenas 5 p�ginas de Pens�es (com a aposta) e esquece o restante das quase 300 p�ginas do livro (o n�mero de p�ginas varia de acordo com a tradu��o/edi��o),esportebet apostaque Pascal defende apenas o Deus crist�o e dedica um cap�tulo exclusivo para falar da falsidade de outras religi�es.
Jeff Jordan ainda arguiu que ao se atribuir uma probabilidade quase nula a todos os outros Deuses, a probabilidade de exist�ncia de Deus continua sendo 50% e cita o caso do lan�amento de uma moeda[11]:...
Quando algu�m lan�a uma moeda considerada justa, � poss�vel que ela aterriseesportebet apostaseu meio, continue suspensa no ar, desapare�a, ou qualquer outro evento bizarro aconte�a.
Ainda assim, como n�o h� nenhuma raz�o para acreditar que esses eventos s�o plaus�veis, n�s negligenciamos todas essas possibilidades e consideramos apenas a chance da moeda aterrisar sobre o lado da cara ou o lado da coroa Jordan, Jeff.
"The Many-Gods Objection" in Gambling On God, Tradu��o por Rafael S.T.Vieira
Apesar de plaus�vel e l�gico, este argumento ignora o fato de que a aposta n�o trata de um fen�meno observ�vel e mensur�vel, como o lan�amento de uma moeda.
Todos os deuses e sistemas de cren�as diferentes s�o, poresportebet apostanatureza sobrenatural, inverific�veis, tornando desonesta esta compara��o, pois a possibilidade uma moeda cair sobre o lado ou desaparecer s�o baix�ssimas, enquanto a chance de um outro deus existir � igual a chance do deus crist�o existir.
Outro aspecto importante que deve ser notado durante a leitura dos Pens�es sobre as falsas religi�es de Pascal � que ele n�o submete o cristianismo ao mesmo grau de escrut�nio e ceticismo com qual trata as demais religi�es.
Argumento da Cren�a Desonesta [ editar | editar c�digo-fonte ]
Alguns cr�ticos argumentam que a aposta de Pascal pode ser um argumento para a Cren�a Desonesta.
Al�m disso, seria absurdo pensar que um Deus, justo e onisciente, n�o seria capaz de ver atr�s da estrat�gia da parte do "crente", portanto anulando os benef�cios da aposta.[12]
J� que essas cr�ticas n�o est�o preocupadas com a validade da apostaesportebet apostasi, mas com o poss�vel resultado - uma pessoa que foi convencida pelo argumento e que ainda n�o consiga acreditar sinceramente -, elas s�o consideradas tangenciais ao argumento.
Aquilo que estes cr�ticos est�o questionando � tratado posteriormente por Pascal que oferece um conselho para o descrente que concluiu que o �nico m�todo racional � apostar na exist�ncia de Deus, j� que apostar n�o o torna um crente.
Outros cr�ticos arguem que Pascal ignorou que o tipo de car�ter epist�mico de Deus certamente valorizaria mais criaturas racionais se ele existisse.
Mais especificamente, Richard Carrier apontou uma defini��o alternativa de Deus que prefere que suas criaturas sejam pesquisadoras honestas e reprova os m�todos da Cren�a Desonesta:
Suponha que exista um Deus que est� nos observando e escolhendo que almas dos mortos deve trazer para o c�u, e este Deus quer que apenas aqueles que s�o moralmente bons habitem no c�u.
Ele provavelmente vai selecionar somente aqueles que fizeram um esfor�o significante e respons�vel para descobrir a verdade...
Portanto, apenas estas pessoas podem ser suficientemente morais e sinceras para merecer um lugar no para�so - ao n�o ser, que Deus deseje preencher o c�u com os moralmente pregui�osos, irrespons�veis ou desonestos.
The End of Pascal's Wager: Only Nontheists Go to Heaven [ 13 ]
Como j� foi exibido acima,esportebet apostanenhum ponto da aposta Pascal refor�a a cren�a desonesta; Deus, sendo onisciente, n�o sucumbiria a um truque e, oniscientemente, recompensaria o enganador.
Ao inv�s disso, depois de estabeleceresportebet apostaaposta, Pascal refere-se a uma pessoa hipot�tica que j� pesou irracionalmente a cren�aesportebet apostaDeus atrav�s da aposta e est� convencido da possibilidade, mas ainda n�o conseguiu acreditar.
De novo, como notado acima, Pascal oferece uma maneira de escapar do sentimento que o compele a n�o creresportebet apostaDeus depois que a validade da aposta tenha sido firmada.
Este caminho � atrav�s da disciplina espiritual, estudo e comunidade.
Em termos pr�ticos, portanto, o cen�rio alternativoesportebet apostaque Deus valoriza apenas a cren�a racional e d�vida honesta que � proposta por Carrier e outros cr�ticos n�o � realmente diferente do argumento de Pascal.
Na verdade, Pascal � bastante incisivo emesportebet apostacr�tica contra pessoas que s�o ap�ticas sobre considerar o problema da exist�ncia de Deus.
Blaise Pascal
A Aposta de Pascal � uma proposta argumentativa de filosofia apolog�tica criada pelo fil�sofo, matem�tico e f�sico franc�s do s�culo XVII Blaise Pascal.
Ela postula que h� mais a ser ganho pela suposi��o da exist�ncia de Deus do que pela n�o exist�ncia de Deus, que uma pessoa racional deveria viver aesportebet apostavida de acordo com a perspectiva de que Deus existe, mesmo que seja imposs�vel para a raz�o nos afirmar tal.
Pascal formula esta aposta de um ponto de vista crist�o, e foi publicado na se��o 233 do seu livro p�stumo Pens�es (Pensamentos).
Historicamente, foi um trabalho pioneiro no campo da teoria das probabilidades, marcou o primeiro uso formal da teoria da decis�o, e antecipou filosofias futuras como o existencialismo, pragmatismo e voluntarismo.[1]
Este argumento tem o formato que se segue:[2]
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Incapacidade de acreditar [ editar | editar c�digo-fonte ]
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[ 2 ] Tradu��o por Rafael S.T.
Vieira Pens�es Sec�o III nota 233, p�gina 40,Tradu��o por Rafael S.T.Vieira
Pascal prop�e que se siga um caminho que ele pr�prio j� teria passado, e que � poss�vel se ter aut�ntica f� com o exerc�cio da mesma.
An�lise atrav�s da teoria da decis�o [ editar | editar c�digo-fonte ]
As possibilidades definidas pela aposta de Pascal podem ser pensadas como uma escolhaesportebet apostaindecis�o com os valores da matriz de decis�o seguinte:
Deus existe (G) Deus n�o existe (�G) Acreditar (B) +8 (ganho infinito) -1 (perda finita - 1 vida) N�o acreditar (�B) -8 (perda infinita) +1 (ganho finito - 1 vida)
Assumindo estes valores, a op��o de viver como se Deus existisse (B) supera a op��o de viver como se Deus n�o existisse (�B),desde que se assuma a possibilidade da exist�ncia de Deus.
Noutras palavras, o valor esperado de se escolher B � maior ou igual �quele de escolher �B.
A perspectiva do ganho infinito � suficiente para Pascal fazer seu ponto, como ele afirma:...
Mas existe aqui uma infinidadeesportebet apostauma vida infinitamente feliz a se ganhar, uma chance de ganho contra um n�mero finito de chances de perda, e aquilo que voc� aposta � finito.
Tudo � dividido; aonde quer que esteja o infinito, n�o existe um n�mero infinito de chances de perda contra a chance de ganho, n�o h� tempo para hesitar, voc� deve apostar tudo.
[ 2 ] Tradu��o por Rafael S.T.
Vieira Pens�es Sec�o III nota 233, p�gina 39,Tradu��o por Rafael S.T.Vieira
De fato, de acordo com teoria da decis�o, o �nico valor que importa na matriz acima � o +8 (infinito n�o negativo).
Qualquer matriz do seguinte tipo (em que f 1 , f 2 , and f 3 s�o todos n�meros finitos positivos ou negativos) resultamesportebet aposta(B) ser a �nica escolha racional.
[1] Jeff Jordan argumenta que a aposta tamb�m pode ser reescrita como uma tabela de decis�o sem considerar os valores infinitos,[3] e segundo Edward McClenen existem, na verdade, 4 vers�es diferentes para o argumentoesportebet apostaPens�es.[3]
Deus existe (G) Deus n�o existe (�G) Cren�a (B) +8 f 1 Descren�a (�B) f 2 f 3
As cr�ticas � teoria de Pascal foram constantes desde aesportebet apostaprimeira publica��o.
Vieram de todos os cantos religiosos, aos ate�stas que questionavam os "benef�cios" de uma divindade que estaria para al�m dos limites da raz�o, e dos religiosos ortodoxos que tomaram desgosto � linguagem de�stica e agn�stica da aposta.
� criticada por n�o provar a exist�ncia de Deus, encorajar a acreditarmos falsamente, e escala o problema de qual Deus seria mais favor�vel venerar.
Argumento do Apelo ao Medo [ editar | editar c�digo-fonte ]
Alguns documentos na internet argumentam que � uma fal�cia do tipo Argumentum ad metum (ou Argumento pelo/do medo), uma vez que ela afirma que ao n�o se acreditar no Deus crist�o, a perda infinita implicaria ser severamente punido ap�s a morte.
[4] Embora , o argumento � sem fundamento, pois Pascal prev� que a decis�o pela cren�aesportebet apostaDeus seja uma escolha baseadaesportebet apostachances e n�o motivada pelo medo.
O argumento de Pascal n�o tem como objetivo provar que Deus existe ou n�o, mas convencer o descrente que � uma escolha razo�vel apostar naesportebet apostaexist�ncia.
De fato, o uso do argumento do Apelo ao Medo por cr�ticos apenas refor�a a aposta de Pascal, j� que este afirmaesportebet apostaPens�es:
Os homens desprezam a religi�o; eles a odeiam, e temem que ela seja verdade.
Para remediar isto, n�s devemos come�ar por mostrar que a religi�o � contr�ria a raz�o; que � vener�vel, para inspirar respeito a ela; ent�o devemos torn�-la am�vel, para fazer com que bons homens esperem que seja verdade.
Finalmente, devemos provar que � verdade.
[ 2 ] Tradu��o por Rafael S.T.
Vieira Pens�es Sec�o III nota 187 p�gina 31,Tradu��o por Rafael S.T.Vieira
Segundo Jeff Jordan[5] todo o argumento de Pascal se estrutura na forma de uma aposta, uma decis�o tomadaesportebet apostaum momento de indecis�o.
Ainda segundo ele, Pascal assumia que uma pessoa, apenas pela virtude de estar neste mundo, est�esportebet apostauma situa��o de aposta, e esta aposta envolveesportebet apostavida sobre a exist�ncia ou n�o de Deusesportebet apostaum mundoesportebet apostaque Deus pode existir ou n�o.
Argumento do Custo [ editar | editar c�digo-fonte ]
Outro argumento contra o argumento de Pascal, � do Custo.
A aposta tentaria nos levar a acreditaresportebet apostaDeus, com o pressuposto que isto � muito vantajoso voc� estando certo e insignificante se estiver errado.
E o pre�o a pagar por crer n�o � insignificante, pois a pessoa pode precisar seguir l�deres religiosos, seguir dogmas e tradi��es, e contribuir financeiramente para manter a religi�o.
E mesmo que uma pessoa n�o tenha religi�o, mas mantenha f� na exist�ncia de algum deus, esta f� poder� ter consequ�ncias.
Pode ser citado como exemplo o caso de Steve Jobs, que era zen-budista e acreditava na ideia do pensamento m�gico, e por isso, segundo seu bi�grafo,[6] tomou uma decis�o erradaesportebet apostarela��o ao tratamento do seu c�ncer que levou aesportebet apostamorte.
[7] (contudo, existe quem afirme que muitos boatos foram criados sobreesportebet apostamorte, e que ele recebia tratamento paraesportebet apostadoen�a[8]).
Outro exemplo , � da filha do ex-jogador de futebol ,Pel�, chamada Sandra Regina Machado, que se negou a receber tratamento m�dico, para seu c�ncer, pois tinha f� queesportebet apostacura seria milagrosa.
Seu m�dico afirmou queesportebet apostacura era garantida se ela mantivesse o tratamento, masesportebet apostaescolha por uma cura pel f� a levou a �bito.
[9] Bob Marley deixou de amputar seu dedo do p� com c�ncer devido aesportebet apostareligi�o, Rastafari, pois acreditava que o corpo � um templo que ningu�m pode modificar.
O c�ncer se espalhou e o levou a morte.[2]
O custo, contudo, de viver-se acreditandoesportebet apostaDeus n�o � considerado na aposta, pois o objeto de aposta � aesportebet apostavida.
Quando Pascal falaesportebet apostacusto zero emesportebet apostaaposta, ele se refere ao custo referente a felicidade (entre outros custos espec�ficos que ele cita e lida) na nota 233: "E quanto aesportebet apostafelicidade? Vamos pesar o ganho e perdaesportebet apostaapostar que Deus existe.
Vamos estimar essas possibilidades.
Se voc� ganhar, voc� ganha tudo; se perder, voc� n�o perde nada" E ao final de seu discurso na nota 233 ainda afirma:
-Agora, que danos podem cair sobre voc� ao escolher seu lado?...
eu argumentaria que voc� ir� ganhar nesta vida, e que cada passo nesta estrada, voc� ter� cada vez mais certeza do ganho, e muito mais ainda do vazio do que voc� aposta, que voc� ir� ao menos reconhecer que voc� apostou por algo certo e infinito, pelo qual voc� n�o precisou entregar nada.
Pens�es Se��o III nota 233, p�gina 40, Tradu��o por Rafael S.T.Vieira
O erro de Pascal neste argumento, � que n�o existe nenhum vest�gio de que a intensidade da felicidade seja menor entre os que n�o acreditam na exist�ncia de Deus.
Pode-se perceber que emesportebet apostaaposta, sup�e-se que o ganho infinito de apostaresportebet apostaDeus supera qualquer custo que possa existiresportebet apostavida.
Pascal ainda argumenta que quanto mais se dedica creresportebet apostaDeus, menos se enxerga valor nos objetos do mundo, que s�o passageiros e portanto o custo se torna insignificante.
Argumento dos V�rios Deuses [ editar | editar c�digo-fonte ]
Um dos argumentos usados contra Pascal � a obje��o dos V�rios Deuses, e implica que o argumento de Pascal usa da falsa dicotomia, quando reconhece a exist�ncia de apenas duas op��es, acreditar ou n�o no deus crist�o - ignorando, por�m, que existem milhares de outros sistemas de cren�as a serem considerados como existentes ou n�o.
A cren�a no deus errado, de acordo com as religi�es religi�es do tipo monote�stas do Oriente M�dio (Isl�, Cristianismo, Juda�smo), � punida da pior maneira poss�vel, segundo as escrituras religiosas destas mesmas cren�as.
Outro fato que se considera, � a exist�ncia de "deuses n�o-documentados" com propriedades bem diferentes do que as estipuladas pelas Escrituras, tamb�m: onipresen�a, onisci�ncia, onipot�ncia, benevol�ncia etc.
Portanto, as chances de acertar, acreditando no Deus judaico-crist�o como sendo o verdadeiro, s�o muito menores do que o estipulado por Blaise Pascal, que � de 50%.
Se devidamente calculado a probabilidade fica pr�ximo a 0%.
Em seu Pens�e 226,[10] Pascal n�o se aprofundou no assunto, dizendo que aqueles que argumentam sobre este ponto s�o c�ticos que se recusam a buscar a verdade e se contentamesportebet apostaficar de olhos fechados.
Jeff Jordan vai al�m, defendendo que n�o h� como formular a obje��o dos V�rios Deuses de forma a realmente refutar o argumento de Pascal.
[11] Robert Peterson argumenta que esta obje��o quando colocada no contexto da Aposta de Pascal se torna vazia, pois considera apenas 5 p�ginas de Pens�es (com a aposta) e esquece o restante das quase 300 p�ginas do livro (o n�mero de p�ginas varia de acordo com a tradu��o/edi��o),esportebet apostaque Pascal defende apenas o Deus crist�o e dedica um cap�tulo exclusivo para falar da falsidade de outras religi�es.
Jeff Jordan ainda arguiu que ao se atribuir uma probabilidade quase nula a todos os outros Deuses, a probabilidade de exist�ncia de Deus continua sendo 50% e cita o caso do lan�amento de uma moeda[11]:...
Quando algu�m lan�a uma moeda considerada justa, � poss�vel que ela aterriseesportebet apostaseu meio, continue suspensa no ar, desapare�a, ou qualquer outro evento bizarro aconte�a.
Ainda assim, como n�o h� nenhuma raz�o para acreditar que esses eventos s�o plaus�veis, n�s negligenciamos todas essas possibilidades e consideramos apenas a chance da moeda aterrisar sobre o lado da cara ou o lado da coroa Jordan, Jeff.
"The Many-Gods Objection" in Gambling On God, Tradu��o por Rafael S.T.Vieira
Apesar de plaus�vel e l�gico, este argumento ignora o fato de que a aposta n�o trata de um fen�meno observ�vel e mensur�vel, como o lan�amento de uma moeda.
Todos os deuses e sistemas de cren�as diferentes s�o, poresportebet apostanatureza sobrenatural, inverific�veis, tornando desonesta esta compara��o, pois a possibilidade uma moeda cair sobre o lado ou desaparecer s�o baix�ssimas, enquanto a chance de um outro deus existir � igual a chance do deus crist�o existir.
Outro aspecto importante que deve ser notado durante a leitura dos Pens�es sobre as falsas religi�es de Pascal � que ele n�o submete o cristianismo ao mesmo grau de escrut�nio e ceticismo com qual trata as demais religi�es.
Argumento da Cren�a Desonesta [ editar | editar c�digo-fonte ]
Alguns cr�ticos argumentam que a aposta de Pascal pode ser um argumento para a Cren�a Desonesta.
Al�m disso, seria absurdo pensar que um Deus, justo e onisciente, n�o seria capaz de ver atr�s da estrat�gia da parte do "crente", portanto anulando os benef�cios da aposta.[12]
J� que essas cr�ticas n�o est�o preocupadas com a validade da apostaesportebet apostasi, mas com o poss�vel resultado - uma pessoa que foi convencida pelo argumento e que ainda n�o consiga acreditar sinceramente -, elas s�o consideradas tangenciais ao argumento.
Aquilo que estes cr�ticos est�o questionando � tratado posteriormente por Pascal que oferece um conselho para o descrente que concluiu que o �nico m�todo racional � apostar na exist�ncia de Deus, j� que apostar n�o o torna um crente.
Outros cr�ticos arguem que Pascal ignorou que o tipo de car�ter epist�mico de Deus certamente valorizaria mais criaturas racionais se ele existisse.
Mais especificamente, Richard Carrier apontou uma defini��o alternativa de Deus que prefere que suas criaturas sejam pesquisadoras honestas e reprova os m�todos da Cren�a Desonesta:
Suponha que exista um Deus que est� nos observando e escolhendo que almas dos mortos deve trazer para o c�u, e este Deus quer que apenas aqueles que s�o moralmente bons habitem no c�u.
Ele provavelmente vai selecionar somente aqueles que fizeram um esfor�o significante e respons�vel para descobrir a verdade...
Portanto, apenas estas pessoas podem ser suficientemente morais e sinceras para merecer um lugar no para�so - ao n�o ser, que Deus deseje preencher o c�u com os moralmente pregui�osos, irrespons�veis ou desonestos.
The End of Pascal's Wager: Only Nontheists Go to Heaven [ 13 ]
Como j� foi exibido acima,esportebet apostanenhum ponto da aposta Pascal refor�a a cren�a desonesta; Deus, sendo onisciente, n�o sucumbiria a um truque e, oniscientemente, recompensaria o enganador.
Ao inv�s disso, depois de estabeleceresportebet apostaaposta, Pascal refere-se a uma pessoa hipot�tica que j� pesou irracionalmente a cren�aesportebet apostaDeus atrav�s da aposta e est� convencido da possibilidade, mas ainda n�o conseguiu acreditar.
De novo, como notado acima, Pascal oferece uma maneira de escapar do sentimento que o compele a n�o creresportebet apostaDeus depois que a validade da aposta tenha sido firmada.
Este caminho � atrav�s da disciplina espiritual, estudo e comunidade.
Em termos pr�ticos, portanto, o cen�rio alternativoesportebet apostaque Deus valoriza apenas a cren�a racional e d�vida honesta que � proposta por Carrier e outros cr�ticos n�o � realmente diferente do argumento de Pascal.
Na verdade, Pascal � bastante incisivo emesportebet apostacr�tica contra pessoas que s�o ap�ticas sobre considerar o problema da exist�ncia de Deus.
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